"Pra que chorar? A vida é bela e cruel, despida. Tão desprevenida e exata, que um dia acaba." Ritual, Cazuza
sexta-feira, 10 de dezembro de 2010
Tempo, tempo, tempo...
Tem dias em que só uma palavra faz sentido.
SAUDADE.
sexta-feira, 3 de dezembro de 2010
This is our last dance...
Malas prontas para voltar pro meu Brasil brasileiro.
Foi um ano do caralho!
quarta-feira, 1 de dezembro de 2010
Os últimos dias
A cama era desconfortável e eu tinha acabado de tomar um banho frio, mas estava completamente extasiada e feliz. Roma foi a primeira cidade Eeropéia que visitei (o que por um lado foi um erro! A cidade é tao linda que apaga o brilho das outras, como Paris!) e depois de muitos perrengues para chegar lá, tudo valeu a pena e faria dez vezes!
Finde passado fechei meu ano em outra cidade italiana, Milano. Eu e Jojo passamos dois dias (debaixo de chuva) na encantadora cidade(mas nem tanto quanto Roma). As diferencas entre as duas sao gritantes, nao só pela cidade em si, mas principalmente pelas pessoas. Em Roma, todos eram solicitos, simpáticos e alegres; em Milan todos tem a cara fechada, atendem mal os cliantes, sao grossos e moody. Mas isso nao estragou nossa viagem e comemos muita pizza e pasta, falamos muito Mama Mia e já estamos com saudade.
Aqui na Holanda, os termometros indicam -6, mas a sensacao térmica é de -14! Essa semana toda passei com 3 pares de meia nos pés, as maos estao queimadas do frio e a orelha deve estar em algum canto de Den Haag.
Ainda nao sinto que estou voltando, e com esse frio fica dificil aproveitar! Mas vou fazer o meu melhor...
Uma mala já esta pronta, cheia de roupas, mas os casacos, botas, livros, etc etc etc ainda estao de fora.
Sexta saio para comer com os hosts e as kids e a noite vou comemorar com meus amigos.
Nem acredito que em tres dias eu vou comer coxinha :D
Drie dagen :)
sábado, 20 de novembro de 2010
Verjaardag: Vinte e poucos...
Como tudo o que é bom dura pouco, sabado voltamos para a fria Den Haag (nao que em Asten nao tivesse frio, mas nao saimos do hotel nas 24 horas da nossa estada...). A noite eu e todo o Brazilian Crew de au pairs nos unimos para beber em minha homenagem. A resultado foram muitos euros a menos na minha conta, um celular esquecido no taxi, um casaco esquecido na balada (e recuperado na segunda, diferente do celular, que foi dessa para uma melhor...) e uma ressaca master no domingo.
Domingo ainda teve patinacao no gelo e jantar japones com o babytje.
No próximo finde (último em terras holandesas) vou para Milao. E depois...Brasil!
Tien dagen :(
terça-feira, 16 de novembro de 2010
Orgulho
Ver tamanho esforco e dedicacao me enche de alegria e orgulho! Divido com voces a primeira redacao do meu menino:
Minha primeira letra*
Meu nome e Joey van der Kooij. Eu moro em Zoetermeer na Holanda. Tenho vinte e cinco.
Eu gosto de correr. Eu coro dez quilometro dentro de querente e cinqo minutas. Eu sou apaixonado por musica, por exemplo The Smiths, Oasis e Pink Floyd.
In dois meses eu vou morar em Sao Bernardo do Campo no Brasil. A vida no Brasil e diferente da vida em Holanda. Eu quero uma vida boa com muito amor Brasileiro.
Voce pode prestar atencao nos pequenos erros, ou nos grandes acertos. Para mim, nao improta. Eu nao poderia estar mais feliz.
*Acho que ele quis dizer carta. Dicionario fdp!
Wouldn't it be nice?
Wouldn't it be nice if we were older
Then we wouldn't have to wait so long
And wouldn't it be nice to live together
In the kind of world where we belong
You know its gonna make it that much better
When we can say goodnight and stay together
Wouldn't it be nice if we could wake up
In the morning when the day is new
And after having spent the day together
Hold each other close the whole night through
The happy times together we've been spending
I wish that every kiss was never ending
Oh! Wouldn't it be nice...
Maybe if we think and wish and hope and pray it might come true
Baby, then there wouldn't be a single thing we couldn't do
We could be married (we could be married!)
And then we'd be happy (then we'd be happy!)
Wouldn't it be nice???
You know it seems the more we talk about it
It only makes it worse to live without it
But lets talk about it
Oh, wouldn't it be nice...
Good night my baby
Sleep tight my baby...
Ik hou van jou, schatje!
segunda-feira, 8 de novembro de 2010
Ela
Como muitas pessoas já sabem, o Joey vai se mudar para O Brasil comigo. Ele chega em janeiro, vai morar comigo na casa da minha mae pelo tempo que for necessario, até estarmos os dois empregados e alugarmos algo.
Já ouvi todos os lados possíveis, eu conheco os riscos e se perguntarem se sei o que estou fazendo, direi que nao, nao faco idéia. A única coisa que sabemos é que queremos ficar juntos. É sempre 50-50, podemos dar certo e sermos felizes, podemos terminar, se magoar, superar e seguir em frente. Fizemos nossa aposta e o tempo dirá o resultado.
Ela disse que esta com medo de todas essas mudancas, de como isso afetará nosso relacionamento. Pois eu te digo uma coisa: EU ESTOU ATERRORIZADA, ME CAGANDO DE MEDO. Medo de me magoar, medo de magoa-lo, medo de nao estar pronta para um passo tao grande, medo desse compromisso e responsabilidade, medo de uma vida nova. Medo de nao ter mais tanto tempo para meus amigos e para mim mesma, de nao ter mais meu espaco, de falhar com uma pessoa tao importante para mim, e de falhar com todas as outras. Medo das mudancas.
Mas medo de te perder, eu nao tenho. Essa nao é uma possibilidade.
Espero que, como todas as outras vezes em que me senti assim, voce esteja do meu lado para segurar minha mao e dizer que vai ficar tudo bem. De alguma forma, sempre fica.
De tudo que passou...
As últimas semanas me arrastam como correnteza e sinto que meus melhores momentos de Holanda já se tornaram memórias.
Minha viagem a Dublin foi incrível, eu nao esperava muito da cidade que, apesar de pequena, é simplesmente apaixonante. Os irlandeses sao as pessoas mais friendly do mundo! E eu achando que era exagero do meu guia, que dizia que basta levantar um mapa em Dublin para alguém se oferecer para dar informacao...foi exatamente isso que aconteceu comigo e com Joe. Para nossa sorte, achamos um hostel bom e barato, perto do centro (se lembrar, depois deixo nome e infos).
Por ser pequena, Dubin pode ser explorada a pé, é impossivel se perder. A arquitetura pode nao impressinar tanto os viajantes mais experientes, mas a cidade encanta por tantos outros motivos. A música parece ser sua alma; musicos de rua se estremem pelo centro numa surpreendente harmonia, com seus violinos, guitarras e outros instrumentos.
Nao deixe de fazer o clássico, como ir tomar um pint no Temple Bar, o mais tradicional pub de Dublin. O preco é salgado: mais de 5 euros! Mas compensa pela ambiente agradavel (apesar de lotado) e pela musica ao vivo. Ao contrario do que imaginei, musica irlandesa está muito além de U2.
No final da noite e depois de muitos pints, os irlandeses se abracam, cantam e dancam como se fossem uma grande família. Nao tem como nao amar!!
De volta a Holanda, as últimas semanas nao foram fáceis. A iminencia da minha volta já me deixou feliz, triste, desesperada, aterrorizada. É que antes de rever todos os meus amigos e minha família, terei que me despedir do que atualmente é a minha vida, e isso nao é nada fácil. A temporada de despedidas nao comeca em dezembro, ela já comecou!
Chana foi embora semana passada, deixando um buraco no meu coracao e nos meus dias. Minha melhor amiga aqui desde meu primeiro mes, aquela que estava do meu lado em todos os momentos, que se tornou meu equilibrio. Aproveitamos tanto quanto podiamos nossos últimos dias e demos adeus sabendo que a missao foi cumprida, ainda que quisessemos mais. Nunca alguém me ensinou tanto sobre a vida, o mundo e eu mesma quanto ela. E quando me perguntarem porque eu uso TU ao invés de VOCE, vou dizer que é por causa de uma certa gaucha que conheci na Holanda.
No último final de semana, fui para Volendam com Jojo, um vilageiro perto de Amsterdam, famoso pelas tradicoes, pelas pessoas religiosas e, paradoxalmente, pelo uso exagerado de cocaina (coisa que eu nao vi, mas né? Fui as 3 da tarde...).
Ontem rolou um "Family Day" com a familia do Joe, por parte de pai. Foi bem legal, e um monte de gente nem percebeu que eu nao falo holandes (devem ter achado que eu sou muda, but anyway...).
Nesse final de semana, completaram-se 17 anos da morte do meu pai. Eu nao posso falar muito sobre ele, já que tinha menos de quatro anos quando ele faleceu. As memórias se misturam com as fotos e histórias. Sei que ele cuidava muito bem dos dentes, que gostava de levantar cedo e estudar, que comia coisas saudáveis.
Quando eu era mais nova, costumava pensar como a minha vida seria se ele ainda estivesse vivo. Se ele teria orgulho de mim...
Saudade do que o tempo leva. E ele leva de enchurrada. Como a água, penetra em cada canto, cada fresta, faz apodrecer até o que parecia mais resistente. Até as memórias se tornam embacadas. Voce pode aprender a nadar, ou pode se afogar numa tentativa tola de conte-lo.
quinta-feira, 28 de outubro de 2010
All you need is
ok
beijos
saudade
te amo
- R@fAeL - zegt:
te amo^^
Tava precisando tanto...
I wonder if everybody feels the same way...
Estou assim nas ultimas semanas.
terça-feira, 26 de outubro de 2010
The hours.
quinta-feira, 7 de outubro de 2010
Cheers, Darling!
Damien, I'm coming!
DUBLIN, BABE!
terça-feira, 5 de outubro de 2010
Dez meses
E nao bastasse a Vera ler para mim, hoje ela fez um desenho e escreveu meu nome. Litmilaa.
Nem liguei que, depois de dez meses, a minha kid nao sabe meu nome. Estou orgulhosa demais para isso!
Dona Adelaide
No telefonema, ela estava me contando o quanto esta surpresa de eu ter me dado tao bem aqui na Holanda. "Nossa, filha! Voce vai completar um ano. Achei que voce nem ia, pensei que ia dormir no aeroporto e perder o voo". Sinceridade, né?
Dai falou do quanto esse ano foi importante pra mim, ela solta o eufemismo do ano: "menos financeiramente, né? Dai nao valeu muito a pena". Porra, até minha vó sabe que au pair é pobre!
Quando fui desligar, ela me lembrou do que eu, sem sucesso, tento esquecer nas últimas semanas.
"59 dias, filha."
segunda-feira, 4 de outubro de 2010
.
Vai chegar a hora de recolher os CDs espalhados, gravar meus arquivos do computador, dobrar minha bandeira manchada de recados ilegiveis e recolher meus últimos pares de meias. Invariavelmente, descartar o que nao vai caber na mala.
Este ano foi um buraco no tempo e espaco, na minha vida. Mais de uma vez, Chana e eu discutimos o quanto nossa vida aqui nao é real. Esta chegando o momento de avaliar o quanto tudo isso valeu a pena, de julgar nossos erros e acertos, nossas perdas e os ganhos.
O medo de voltar para casa é muito maior do que qualquer medo que tive quando deixei o Brasil, acredite. Medo do real, da vida que deixei pendente. Quando vim, tinha que encarar o desconhecido; agora, encararei tudo aquilo que, por um ano, evitei até mesmo pensar sobre.
A Chana resumiu tudo em um simples parágrafo:
"Cadê a vida que começava nova e limpa, como uma roupa recém comprada? Parece ter transformado-se em velho trapo de fundo de armário, que precisamos nos desfazer, para que caibam novas no armário. (...) Saudade da vida que imaginávamos"
Acho que escrevi alguma vez aqui que, o melhor de morar em um lugar onde ninguém te conhece é que voce pode ser quem voce quiser. Eu acabei sendo eu mesmo, mais uma vez.
E continuo a analisar se aproveitei o suficiente, se aprendi, viajei, sai, bebi, chorei, dormi, ri.
Acredito que muitas das pessoas que fazem um programa de intercambio devem sentir a mesma coisa, e voltar para casa nao é exatamente voltar para casa.
Isso nao significa que nao sinto falta dos meus amigos, da minha família, do meu país, do meu cachorro, mas o adeus que dei a tudo isso era temporário. Deixar a Holanda significa me despedir de uma vida que nunca mais vai ser minha.
E assim que eu olhar para o meu quarto pela ultima vez, dar um beijo nas criancas, respirar fundo e partir, outra garota vai entrar aqui, sentindo mais ou menos o que senti quanto sentei na cama pela primeira vez e pensei que uma vida nova estava comecando.
terça-feira, 28 de setembro de 2010
As últimas horas...
Mas no Brasil é tao calor para tomar café...
Todas as noites em que ponho a Vera na cama, leio uma história para ela. Hoje, pela primeira vez, ela que leu pra mim.
Nao resisti e perguntei se ela sentiria minha falta quando eu fosse embora. "Mag niet! Jij bent leuk!", ela respondeu, dizendo que nao posso ir, que sou legal.
Ik ga ook je missen, schatje.
PS: O Joey amou a aula de portugues. Chegou a reclamar que a licao de casa era pouca. Já sai falando "Oi, tudo legal?"
Eu só queria saber uma coisa: cade o ano que estava aqui?
Amores internacionais
Que bom saber que volto completa para o Brasil. Eu nao podia deixar meu coracao para trás.
quinta-feira, 23 de setembro de 2010
Diálogos holandeses...
-Bijna, check the verb!
-Huuuummmm...Eu sou rico!"
"-O menino é baixo.
-What if it's a girl?
-Hummm...A meninha...
-ME-NI-NA!
-A menina é....baixa...?"
It's all happening.
Quatro de dezembro de...
Hoje confirmei meu voo de volta.
Quatro de dezembro de 2010. As 10h10.
segunda-feira, 30 de agosto de 2010
Um montao de coisas (em um texto curto)...
Nao vou nem tentar contar aqui os dias incriveis que eu passei com a minha sis e meu priminho Paulo em lugares mais incriveis ainda. Quando eu chegar ai nao vou me cansar de contar pra todo mundo nossas aventuras, de qualquer forma!
Por aqui, a vida vai seguindo seu curso e apesar dos 3 meses que ainda tenho de Holanda, tudo tem um sabor de despedida. Nao consigo encarar as coisas e pessoas sem pensar no quanto sentirei falta delas. Nao consigo evitar analisar o que aprendi, o quanto aproveitei, o quanto cresci.
Voltar me excita e me assusta. Tantos assuntos inacabados que terei que acertar, tantas pessoas que terei que encarar. Novos desafios e novas felicidades. Eu sabia que esse momento ia chegar, mas nunca tinha pensado nele tanto quanto agora (o que 'e uma coisa boa...).
Maaaaaaaaas... o fim ainda nao chegou e os ultimos tres meses tambem prometem coisas boas! Em setembro vou pra Maastricht, no sul da Holanda, e em outubro para Dublin! Vamos ver o que rola em novembro, pra comemorar a despedida e meu niver!
sábado, 31 de julho de 2010
Em Praga...
Amsterdam, Brugge e Bruxelas nos esperam.
Ah, nao quero voltar nunca mais. Quero viver de viajar...
quinta-feira, 22 de julho de 2010
Sutilezas.
"Vamos encher o cu de cerveja e salsichao."
Acho digno!
quarta-feira, 21 de julho de 2010
Escolhas.
Tia Sarah, A sete palmos
No início (inicio ainda tem acento?) dos anos 2000 já eramos um grupo um bocado heterogenio. Tinha a galera que gostava de rock, pagode, pop; tinha as namoradeiras e as encalhadas; as magrinhas e as gordinhas; as engracadas e as profundas...
Me lembro de falsificarmos assinaturas para poder ir almocar no shopping depois da escola, e passar tardes fazendo trabalhos. Lembro das pecas de teatro super-producoes, e de assitir filme de terror na casa de alguém.
Cada uma com seus desejos e sonhos para o futuro. Nao resistimos a fazer alguns planos juntas: viajar, alugar um ape um dia, ir pra mesma faculdade... Poucos se tornaram realidade (algum se tornou?) e o tempo fez o que faz de melhor , virou tudo de ponta cabeca, e agora está tudo assim...
Cada uma, com sua sorte ou azar, com suas realizacoes e escolhas, chegou a um lugar tao diferente das outras. A que queria ir pra USP foi pra UNICAMP; a que queria ir pra UNICAMP foi pra USP. Outra de dedicou ao esporte-paixao e saiu de casa, outra ainda descobriu uma paixao nova e está aproveitando a juventude e solteirisse; a última até casou!
Nao importa a frequencia com que nos falamos ou nos vemos, fazemos parte da história uma da outra e vou sempre carregar as melhores mémorias daqueles anos incríveis comigo.
E apesar de todas as diferencas que nos separam, uma amizade incondicional nos une e nao vejo a hora de voltar e dar um abraco apertado em cada uma. Com tanto caminho percorrido nos nossos parcos 20 anos (algumas ainda 19!), temos muito que aprender uma com a outra. E muita fofoca pra por em dia!
AMO VOCES!
Saudades!
Culpa Crista
Eu, teoricamente, sou crista. Fui batizada e fiz Primeira Comunhao. E parei por ai.
Minha relacao com Deus tem pouco a ver com esse assunto, e muito menos com religiao.
Mas a culpa....hum, essa excede os limites do religioso, da fé e da minha vontade.
Quem é que nunca se sentiu mal depois de comer demais, dormir demais, beber demais, fazer sexo demais...? Atire a primeira pedra um ser completamente livre dessa maldita culpa crista!
Hoje sofri de um exemplo típico. Tive que trabalhar pela manha e a tarde tive uma volguinha. Podia ir pra praia, ver minhas amigas, limpar meu quarto, ler um livro, planejar minha viagem... mas eu queria uma coisa: DORMIR!
Dai aquela voz maldita na minha cabeca diz: "Ah, Ludmila. Dormir?? Voce tem ai um tempinho pra exercitar todo seu ócio produtivo e vai DORMIR??" (com desdém...)
Quase me entreguei a seus argumentos, até que pensei:"...mas, perae! Eu QUERO dormir! PORRA, É MEU TEMPO LIVRE E SE EU QUISER DORMIR, EMPILHAR COCO NA DESCIDA OU BRINCAR DE CAMA DE GATO SOZINHA, O PROBLEMA É MEU"
CULPA CRISTA FDP!
E assim tirei um delicioso cochilo.
ludi 1 X 0 culpa crista.
Agora eu tenho que ir planejar minha trip que está tudo atrasado lá...
sexta-feira, 16 de julho de 2010
Amores internacionais
Eu disse para ele que tinha medo dos nossos planos nao darem certo e ele prometeu que ia fazer acontecer.
Nao sei de onde sai essa fé. Nao sei se é tolice acreditar. É tao fácil dizer "I've heard it before", e é tao dificil se entregar. Nao sei onde isso vai dar, nao. Prefiro acreditar que dessa vez vai ser diferente, prefiro dar uma chance para cada um errar a sua vez e quebrar as promessas que insistimos em fazer sem sabermos se podemos cumprir. Gosto das cicatrizes que elas deixam, que contam histórias de amor e perda. Mas gosto principalmente dessa capacidade de voltar a acreditar.
terça-feira, 13 de julho de 2010
Wil jij een film kijken?
Boy A
A contrucao do filme é muito boa e sutil, revelando passado e presente de uma forma que prende o expectador.
The Royal Tenenbaums.
Drama? Comédia? Romance?
Desde que conheci a Chana, ela diz que esse filme é a minha cara e nao poderia estar mais certa. A excentrica família dos Tenenbaums é forcada a conviviver novamente na mesma casa após anos de separacao quando descobrem que o pai está prestes a morrer. Os tres prodigios filhos voltam entao para casa, onde sao forcados a encarar as mágoas, fracassos e outros sentimentos nao-resolvidos.
A trilha sonora é linda, os diálogos sao muito ricos e a construcao dos personagens acaba por tornar o filme apaixonante. Nao deixe de ouvir "These days" na voz da Nico. Perfeito!
Sherk Forever After
No último filme do ogro, Shrek encara as dúvidas em relacao a vida de casado e papel de pai. Sentindo falta de como as coisas eram antes de conhecer Fiona, ele assina um contrato que lhe permite passar um dia sem sua família, sem que eles percebam. Mas tudo nao passa de uma armadilha do cruel Rumpelstiltskin, que está determinado a ter o reino de Far far away para si.
Correndo o risco de perder Fiona e as criancas para sempre, Shrek tem que reunir seus amigos e lutar contra o tempo!
Engracado, emocionante e divertido! O ogro experimenta sentimentos extremamente humanos e mostra a importancia de um amor de verdade e dos lacos familiares. Boas risadas garantidas também!
Toy Story 3
Na aventura, os brinquedos encaram a possibilidades de irem para o lixo quando Andy partir para a faculdade e na tentativa de se manterem juntos e em seguranca, eles vao parar em um daycare controlado por um sádico Teddy Bear roxo com cheirinho de morango.
O filme tem muitos momentos engracados, mas também é muito emocionante! Acredito que todos lembram dos seus brinquedos preferidos de infancia e onde eles foram parar, além de dar uma licao de amizade!
E para quem gosta de cinema e ainda nao conhece o site mubi.com, fica a dica! Voce faz o seu perfil e adiciona seus filmes e diretores preferidos, participa de fórums e discussoes, monta listas com um tema específico e ainda assite filmes! (Alguns sao pagos, outros sao grátis!)
Quem já assitiu algum dos filmes ai de cima, dá sua opiniao!
sábado, 10 de julho de 2010
Familie
quarta-feira, 7 de julho de 2010
Zeven maanden.
Nessa fase do meu intercambio, muitos medos e expectativas me assombram. Apesar de sentir que had enough da Holanda e saber que sim, quero voltar pra "casa" (apesar de nao ter a mais palida idéia do que posso chamar de casa agora), o medo de tantas coisas sempre me deixa com o pé atras, como nao me reacostumar em um país desorganizado, violento e intenso como o Brasil, procurar um emprego, me readaptar com a rotina de facul, trabalho, vida social, pessoal e blablabla...
As coisas ficam ainda mais confusas quando se adiciona o Joey nessa mistura! Nao tem um que nao pergunte "E ai, como vai ser em dezembro?". Nao existe uma resposta fácil: eu largo tudo e fico aqui por ele, ele larga tudo e vai pro Brasil comigo ou terminamos (pelo menos eu aprendi a licao e levar uma relacao a distancia nao é uma opcao. Pelo menos é isso que eu espero, mas considerando que há cinco meses eu jurava que nao ia arrumar namorado por aqui...).
Mas nem tudo na vida sao espinhos, e junho/julho estao sendo meses um bocado intensos!
A visita da Chris & Claudis (super dupla sertaneja isso, mas enfim..) foi curta, mas muito divertida. Fiquei tao feliz de ver minha magrela e finalmente conhecer a menina dela que na segunda até bateu um vaziozinho com o silencio na casa :(
Na sexta passada, teve Brasil e Holanda na Copa. Eu ia assistir em Leiden, mas nao consegui pegar o trem e tive que assistir no telao da Estacao Central. Preciso dizer que era uma das unicas brasileiras no meio de muitos holandeses?
Na hora do hino, timidamente levantei, botei a mao no peito e cantei com orgulho, enquanto todo mundo me olhaa feio. Me tornei tao mais brasileira nesse ano...
A derrota foi amarga, principalmente porque foi de virada. Quando comecei a acreditar que tinhamos uma chance, tomamos dois no...na rede!
Para piorar, uma hora depois do jogo tive que encontrar um feliz e saltitante (e holandes) Joey e aguentar dez horas dentro de um onibus com esse mesmo ser humano! O destino da viagem justifica: LONDON, BABY!!
Nossa primeira viagem de verdade, dessa vez nós que visitamos a Chris e a Claudis! Londres como sempre me encanta. É um tipo de cidade ame ou odeie e olha, como eu amo essa cidade (mas uma clara influencia de Larissa Andrade!).
Apesar da correria de aproveitar a cidade, a companhia das meninas e ter um tempinho juntos, tudo em dois dias, conseguimos nos divertir um bocado. E apesar de todos os perrengues, só de olhar para meu amado Ben mais uma vez, assim de pertinho, tao mais cedo que eu imaginava quando me despedi com muitas lágrimas em 2009, tudo valeu a pena!
Agora as kids estao de férias (de novo) e eu estou trabalhando pra caralho! Mas algumas coisas me dao um animo enooorme: Beazulda, minha uspiana jogadora de rugby preferida, vai estar em A'dam na próxima quarta. Renata, minha amiga-irma de 15 anos, no sabado seguinte. E uma semana depois isso...
EUROTRIP II: O RETORNO DOS MOCHILEIROS!
Se voce tem alguma dúvida em como planejar uma Eurotrip, nao hesite! Entre em jornalistapocket.blogspot.com e tire suas dúvidas com uma mulher de 25 anos que trabalha como jornalista, dá aula de espanhol, faz pós-graduacao e yoga e ainda arruma tempo de planejar uma viagem com a irma au pair.
O jornal nacional fica por aqui. Boa noite.
terça-feira, 29 de junho de 2010
"Te amo, pra caralho"
Orgulho, Brasil!
sexta-feira, 25 de junho de 2010
Copa Doismiledez!
O que eu nao me lembrava é que nosso rival no jogo em questao foi a Holanda. Doze anos depois, cá estou, assistindo a Copa do lado do menino que, do outro lado do mundo, chorou quando sua selacao perdeu, enquanto eu comemorava e me afundava em lanchinhos de atum.
Quando o Brasil ganhar hoje, enfrenta a Holanda semana que vem. E ai, como fica? Acho que o Caixinhos Dourados vai chorar de novo...
quinta-feira, 24 de junho de 2010
Como educar uma crianca...
Porque nao, nao é mesmo?
sábado, 5 de junho de 2010
No meio da caminho, havia uma pedra...
Nao existe torta holandesa.
terça-feira, 1 de junho de 2010
Gefeliciteerd, zus!
quinta-feira, 27 de maio de 2010
Ultimamente...
É muito bom estar aqui, e saber que estas pessos estao esperando por mim.
Mas nao consigo deixar de pensar nisso...
terça-feira, 25 de maio de 2010
O amor...
"Te amo tembeen"
Tá indo bem, babytje!
segunda-feira, 24 de maio de 2010
How you doin'?
Cartao emprestado do namorado, nativo e representante do topo do cadeia social holandesa (é...mais ou menos...enfim), voltei lá na sexta. Muitas aventuras na minha manha de sexta-feira, como voce pode conferir a seguir, em primeira mao...
Achei que essa mania de fazer amizade no ponto de onibus era coisa de brasileiro. Mas naaaaaooo!! Chego no ponto e vejo a hora do busao, uma mulher me pergunta que horas ele passa e nos minutos seguites trocamos algumas palavras. Ela pergunta de onde sou, há quanto tempo estou aqui, quantos anos tenho. Detalhe: tudo em holandes! Orgulho, Brasil...
Quando chego, me deparo com um moreno-de-olho-azul-um-e-oitenta solucao-dos-meus- problemas passando pelo mesmo perrengue que eu, falando em ingles com o sotaque mais charmoso da história da humanidade. O passaporte na mao da funcionária me informou que ele era irlandes. Uma coisa mais ou menos assim. JURO!
Amiga, chupa essa manga!
O diálogo, fielmente traduzido por essa que vos fala, se deu mais ou menos assim:
Irlandes gostosao: Aceita dinheiro?
Funcionária: Nao, só PIN.
Irlandes gostosao: Cartáo de crédito?
Funcionária: Nao, só PIN.
Irlandes gostosao: E ai, como faco pra pegar minha bike agora?
Funcionária: Entao, colhega, essa pica nao é minha. Dá seus pulo! Pega o cartao emprestado de alguém....
Nesse momento, essa que vos fala levanta timidamente a mao, como quem pede permissao para falar na sala de aula, e oferece o cartao do namorado seu cartao para pagar a multa dele, e ele devolve em dinheiro.
O irlandes gostosao agradeceu, disse que sou very nice and sweet e foi embora. Eu peguei a Brisa e voltei feliz pedalando para casa da Chana.
fim
terça-feira, 11 de maio de 2010
Sobre viagens internacionais de um dia, férias de primavera e todo o resto.
Os holandeses comemoraram o feriado mais importante do ano, o Dia da Rainha - ou Koninginnedag. Ai estou eu, prestanto minha homenagem a querida Beatrix, em Amsterdam, com uma coroa roubada! A festa foi boa, ainda que eu esperasse mais.
segunda-feira, 26 de abril de 2010
Coisas que nao tem preco...
Heel leuk!
quarta-feira, 14 de abril de 2010
Faz-me rir...
A Chana as vezes se esconde no bosque perto da casa dela e dá suas corridinhas, Colleen tenta compensar os quilos recentemente adquiridos (ah, nao falemos disso!) e o Joey já é quase um profissional, correndo 13 km/h quase todos os dias.
Dai que a Colleen outro dia me chamou para ir lá de manha e disse:
"Bring your running shoes!"
Ahn? Running shoes? ME?
Senta na calcada e segura o xixi de tanto rir.
segunda-feira, 5 de abril de 2010
C'est la Vie...
Nova trilha sonora dos meus dias que tráz as melhores lembrancas e sempre me tira um sorriso...
Nao ando atualizando o blog com tanta frequencia e voltei a escrever no meu diário pessoal. Peco desculpas, mas os últimos acontecimentos sao um bocado pessoais e gosto de contar pra uma ou outra pessoa, ver a reacao de cada um, cuidar daqueles lacos que me dao forca e fazem eu me sentir segura mesmo a distancia...
Os últimos dias foram uma verdadeira montanha-russa, cheios de altos e baixos intensos. E me vejo criando lacos aqui também, me apegando a pessoas que eu sei que vou ter que me despedir depois, mas nao importa. O tic tac no meu ouvido nao para, e tenho a urgencia incrível de viver tudo o que esse ano me oferece. E tento meu melhor...
E quando eu voltar para o Brasil, quero que doa. Que facam falta, que a saudade aperte loucamente. Dai, saberei que valeu a pena.
Esse feriado Chana foi para Londres, mas eu fiquei porque tive que babysittiar no sábado. Domingo fiquei perdida ao acordar na minha cama, sem saber o que fazer nessa cidade sem ela. Nao comi pizza turca, nao tomei capuccino no Grote Markt...
Domingo também foi aniversário do host e a familia toda dele estava aqui.
Corri comprar chocolate para as kids, porque tinha esquecido. E nao ganhei nem um Twix...enfim...
Passei o dia no meu quarto porque... Há um tempo já aprendi que host family nao é família - nao a minha, pelo menos. Mas amigos sao, e gracas aos céus os meus sao íncriveis!
Ontem fui para Amsterdam com o Joey. Me diverti horrores com um turista-local. Fomos no Museu do Sexo e na Casa da Anne Frank - difícil segurar as lágrimas ao entrar pela passagem que dá acesso ao anexo segreto, ao andar pelo quarto dela, cozinha... Bom mesmo foi no fim do passeio receber um abraco apertado e ouvir "I'm proud of you" pelas lágrimas nao derramadas!
Engracado quando a gente sente no ar quando más notícias estao chegando e foi assim que me senti pela manha. Nem surpresa fiquei quando os hosts disseram que as kids nao tinham aula hoje e eu teria que ficar com eles o dia todo, além que ter que babysit amanha...
Niet goed...
Já diria minha sis, falta muito pro finde?
terça-feira, 30 de março de 2010
Horário de verao
A bizarrice é que eles adiantam a hora nao da meio-noite para a uma, mas das duas da manha para as tres.
Ahn?
O bom é que oito da noite ainda está claro, e da uma vontadezinha de ir pra praia, sentar na areia curtir a brisa (sem maldade, galere...)
Enfim...a parte triste dos últimos dias é que, após uma semana de sol e temparaturas animadoras, um friozinho e chuva fina cagaram no fim de semana e no comeco dessa. Me sinto em Londres...
Ainda assim fomos para nosso Grote Markt de todo sábado. E confirmei meus temores: nunca vou me acostumar a ir para a balada em pleno sábado a noite, e ser expulsa a tres da manha com a música acabando e as luzes se acendendo.
Saudades da minha 'Loca e Bubu, que acabam as oito, quando a galere nem sabe mais o próprio nome...
Saudade das pessoas interessantes (e estranhas) e da música boa, e de ter mais do que duas opcoes de baladinhas...
O ponto positivo daqui? Nada de pagar pra entrar, com algumas excecoes. Consumacao? Jamás.
A páscoa também está chegando e a maioria das au pairs vai viajar. Eu vou babysittiar.
E ir para Amsterdam com o Caixinhos Dourados. Nao está de todo mal...
Mas uma partezinha de mim queria passar na chácara e cacar os ovos no Tio Pereira!
sexta-feira, 26 de março de 2010
aqueles dias.
Pode parecer mórbido, mas nao tem nada que faca me sentir mais viva do que aqueles momentos que intensa felicidade que voce quer guardar para sempre.
Hoje, logo pela manha, senti essa vontade apertada de chorar. Olhei no calendário e me dei conta que eram só os meus hormonios de brinks comigo, e me lembrei naquele dia.
Dois mil e seis. Segundo colegial. Eu me sentava na frente do Diogo, sempre. Ele estava com o fone de ouvido quando ofereci um pedaco da minha barrinha de cereal de brigadeiro para ele que, pensando que eu nao queria mais, comeu tudo em uma mordida só! Fiquei olhando para ele por uns segundos antes de me desfazer em lágrimas.
Eu sabia quao ridículo era chorar por causa de uma barrinha de cereal. Só nao conseguia parar...
E quando finalmente parei, e o It virou para mim e disse "Voce é muito chorona"...novas lágrimas...
Bom, pelo menos o Di me comprou uma barrinha novinha! Lekker!!
Créditos para Re, que me lembrou dessa história essa semana.
quinta-feira, 25 de março de 2010
quarta-feira, 24 de março de 2010
Lieveheersbeestjes
No caminho de casa, vimos ao menos 23 delas. Dezenove só em cima de um único muro...
E hoje o termometro já indicou 19 graus...
É como se o país toda estivesse se preparando para desabrochar. E eu finalmente sinto que moro há cem metros da praia...
terça-feira, 23 de março de 2010
por aqui.
segunda-feira, 22 de março de 2010
Orgulho
...a vida tá tao bonita aqui, queria que voces soubessem disso.
para ela.
Nao sei se a gente perguntou "Quer ser minha amiga?" uma para a outra, há 14 anos, quando nos conhecemos na pré -escola. Bom, o saldo desses aninhos sao 15 aniversários celebrados juntos, duas mudancas de escola juntas, uma briga (na quarta série, e por um motivo que nao faco idéia de qual seja), incontáveis viagens para o interior, uma para as montanhas e duas para a praia. Zilhares de horas conversando, uma estrela cadente compartilhada, alguns pores e nasceres do sol assistidos, alguns livros emprestados, algumas noite nao dormidas, muitas lágrimas secadas, infindáveis segredos compartilhados, muitississimas horas lembrando do passado (horas essas que por razoes óbvias só tendem a aumentar...), muitas contusoes de bicicleta e machucados assoprados, alguns chinelos perdidos...
Virei hippie vegetariana e viraste patricinha cor de rosa. Virei porra louca da balada e voce, comportada da família. Tive depressao e voce perdeu a Prenda, fomos para a terapia. Ganhei meus meninos e dividi com voce e só com voce. Passamos na faculdade e ganhamos mais um espacinho no mundo. Voce me mostrou o seu e eu o meu. Nos apaixonamos por sotaques cariocas e saimos quase ilesas depois de uns meses. Visitamos nossas cidades tao sonhadas e voltamos querendo mais.
E esse post poderia continuar infinitamente. Mas eu só quero te desejar um feliz aniversário, e te dizer que tenho muito orgulho da mulher maravilhosa que voce se tornou. Ouso até dizer que tem um dedinho meu aí, bem pequenininho.
Obrigada pelos anos de amizade incondicional. TE AMO!
quinta-feira, 11 de março de 2010
Dorgas jamás!
"Gracas a deus, já estao dormindo."
Em seguida, olho para minha janela, vejo a luz apagada e penso:
"Olha só....eu também estou dormindo!"
Ah, Holanda...
segunda-feira, 8 de março de 2010
Once and again
Fazer posts decentes sobre minhas viagens para Estocolmo e Bruxelas. E prometo por fotos no orkut e facebook.
Mas..."hoje nao dá. Nao sei o que pensar e nem o que dizer."
Hoje, só o Renato Russo me entende e quero ter uma overdose de Legiao Urbana. Ao inves disso, tenho que buscar as kids na escola...
sexta-feira, 5 de março de 2010
Drie maanden
Hoje completo tres meses em território holandes e...
- continuo caindo da bike, bebada ou sóbria;
- estou superando meu pé na bunda do bicho de goiaba e curtindo os caixinhos loiros holandeses;
- ainda nao sei falar holandes;
- tenho pessoas que posso chamar de amigos de verdade e quero manter na minha vida pra sempre;
- já falei "eu te amo" para as pessoas acima;
- visitei a Suécia e tive uma das maiores aventuras da minha vida (isso vale um mega post! promessa);
- visitarei a Bélgica amanha e passarei um fim de semana romantico com a Chana! hahahahaha....brinks, galere!
Isso daqui tá só as moscas e é bom voces comecarem a se manifestar ou nao tem mais posts!
Saudades.
quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010
Sobre a perda da inocencia..
SA-BE-NA-DA!
É que quando a gente perde a inocencia, aquela fé bonita nas coisas que ninguém mais entende, a gente se sente feito crianca quando quebra o brinquedo preferido.
Quando a gente acha, anos depois, empoeirado no armário, o brinquedo velho que nunca jogou fora, daquela sensacao de nostagia toma conta e mostra que o tempo tratou de dar um jeito naquela dor que parecia que nao ia passar.
Mas a inocencia...ah, essa nao volta...
terça-feira, 16 de fevereiro de 2010
Sobre noites de segundas-feiras ou Wine dry wine night ou Como sobreviver com a bike em uma noite com muito alcool...
Vera tá doente, soltando os bofes pelo carpete e aquela coisa toda, e to ficando com ela em tempo integral. Dai já viu, né?
Ontem foi aniversário da Chana e saimos para comemorar. E lá estava a galera toda: Brasil, Holanda, Africa do Sul e Canada...gente jovem reunida. Diversao a valer!!
Voltar com a bike foi um caso a parte e deixarei a Colleen contar as voces que se passou:
sooo last night you crashed into the following;
1 parked car (thank god)
2 construction walls
and the pizza place across the street from our ducth classes ...so a wall..
Hoje, acordo sete e vinte (caraleooo) com o Jan perguntando se tava tudo bem e se eu ia levantar pro café - como se eu tivesse opcao...
OPS...
Daqui tres dias to indo pra Estocolmo. Wish me luck!
Noites holandesas
I'd vote for Leon, cause I just met him...
(stan) I'd vote for you, cause you don't have a date.
(leon) You would vote for me to leave? It's my fucking house!"
Ah...a Holanda...
segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010
domingo, 14 de fevereiro de 2010
quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010
Kleintje Ludi
Eu e a Bruna namoravamos o Ricardo. E andavamos, os tres, de maos dadas pelo parquinho no recreio. Hugh Hefner fazendo escola...
Na Gente Miuda, os alunos tinham essas cadernetas onde as tias anotavam se a crianca comeu, dormiu...eu tenho as minhas até hoje. Anotacoes como as seguintes nao eram incomuns...
"Mamae,
Hoje a Ludmila trouxe lanche, mas ficou com vontade do lanche da escola. Nos oferecemos e ela comeu os dois. O valor sera incluso na mensalidade.
Mamae,
Hoje a Ludmila estava brincando com a amiguinha e acidentalmente a amiguinha mordeu o lábio inferior dela. Passamos remedinho e está tudo bem.
Mamae,
Ontem a Ludmila levou o casaco do amiguinho por engano. Por favor, mandar amanha na mochilinha dela para desfazermos a troca."
Me diz, Brasil, se eu mudei alguma coisa....
Já diria Damien Rice, some things in life may change. Some things stay the same.
PS: Essa semana fiz arroz com feijao, tamanha a saudade de casa. Quando vi os dois ali, juntinhos no prato, quase chorei de nostalgia. Ainda que o gosto nao tenha saido igual o da minha vó.
sábado, 6 de fevereiro de 2010
Ouviram do Ipiranga...
Eu e Chana cantando o hino do Brasil em plenos pulmoes, trebadas, na casa do nosso amigo holandes.
Twee maanden!
- Novos amigos: muitos
- Evolucao no idioma: baixissimo
- Sabados em casa: dois
- Quantidade de vezes que me perdi na minha propria cidade: muitissimas
- Quedas de bicicleta: incontáveis
- Ilegalidades cometidas: médio
- Viagens internacionais: zero!
- Viagens nacionais: Amsterdam!
- Quantidade de vezes que comi no McDonald's/Burguer King: pra caralho
AVALIACAO FINAL: deixo essa parte para voces completarem nos comentários. O que voces querem me ver fazendo na Holanda?*
*Sexo que lugar público só no verao, ta?
sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010
Melancolia
Essa sou eu! Saio com pessoas que nao sei o nome, converso com todo mundo, vou pra casa de semi-estranhos...
Dai a vida foi indo e indo e as vezes a gente se fode né? E quando eu me dei conta - porque esse, como outros processos evolutivos da vida, nao se percebe as mudancas.; quando se dá conta já foi. Como diz a música do Smashing Pumpkins, "the more you change, the less you feel"- tava assim, toda do avesso.
A Chana escreveu, depois das nossas divagacoes alicianas durante o ano novo, que "love are just words that you can say". Acho que nao acredito mais em palavras...
Ai, to tao amarga...
quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010
Dez, nove, oito...
Amo sentir aquele tempaaao ficando pequeno, pequeno,pequeno... Até que ZUM! Voce tem que virar o pescoco bem rapidao, porque já ficou para trás. Como quando chequei em Londres e tentei tirar foto de TODAS as placas que indicavam London. Sem sucesso.
E ainda tem gente que nao entende como posso amar tanto o que me faz esperar, esperar e ZUM! Desaparece sem nunca ser presente e virar passado. Preciso procurar um bocado antes de achar lá na frente, com esse tempao bem grandao separando a gente de novo.
É meio triste viver numa época em que se tem medo de se comprometer e de ficar sozinho, ao mesmo tempo e em igual medida...
Cliches
Ok, talvez essa frase seja um bocado radical. Entao dizer que acredito em alguns cliches é melhor. Tipo, eu acredito que "cada um sabe a dor e alegria de ser o que é" mas nao acredito naquela história da maca podre no cesto.
Enfim.
Diferente dos cliches, outros assuntos sao mais dificeis de tomar uma posicao. Alguns acabam por tornar minha cabecinha um campo de batalha, com idéias opostas duelando loucamente e tentando me convencer que tem mais razao.
Voce acredita em destino?
Sem querer apelar para radicalismos novamente, mas as vezes acredito piamente (nunca parei para pensar que "piamente" parece advérbio de modo de "pia"...hummm...) em destino. Em outros momentos ponho a mao no fogo pela aleatoriedade da vida. Outro assunto que me tira do sério é deus. E se voce parar para analisar, deus e destino se cruzam sim.
O negócio é que se deus é tao grande e perfeito e poderoso, porque ele precisa de um monte seres humanos rezando para ele? Egocentrico, nao? E porque ele perde o precioso tempo dele tracando o destino de cada um? Acho que deus foi o primeiro viciado em The Sims da história...
Mas por outro lado, sempre que eu estava realmente na merda (com o perdao da linguagem), ele me ajudou...e ainda sim, teimo em testa-lo.
Sempre que eu rezo, já comeco pedindo desculpa por ter sumido por uns tempos e por ta aparecendo de novo para pedir ajuda. Dai decidi que ia comecar a rezar todo dia, mas me dei conta que estava fazendo isso só para testar ele, e isso nao é muito legal da minha parte.
Em algum momento, alguma coisa surgiu do nada, nao? E isso prova que deus existe ou que ele nao existe? Acho que isso nao importa muito no fim das contas, porque se ele nao precisa de mim, as vezes eu preciso dele. E ele nunca me rejeitou, entao tá tudo bem entre a gente.
Na verdade, a unica certeza que eu tenha nessa minha relacao tao conturbada com o divino é que, se ele existe (opa, olha eu testando ele de novo...) eu com certeza o faco rir...
Acho que entrei nessa viagem toda porque tava lendo umas anotacoes no meu diário de uns meses atras e me surpreendi ao ver como a gente sabe pouco das coisas. E como tudo muda e ao mesmo tempo fica tudo igual...
Enfim...fiquem com deus!
PS: E nao é que outra pessoa já falou de cliches, nesse blog que andei lendo recentemente...
quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010
É de cair o cú da bunda!
Já diria a Christine, WHY ME???
PS: Cu tem acento?
terça-feira, 2 de fevereiro de 2010
O post mais difícil da história
Nao sei se é porque as coisas que tenho que contar sao boas e ruins, tristes e felizes, sérias e engracadas...nao consigo achar o tom! Mas enfim...vamos deixar essa digressao de lado e ir ao que interessa!
Depois dos dois meses iniciais, um novo desafio tem me....ahn....desafiado! Se no início eu precisava achar meu lugar aqui na Holanda, meu papel na família, meu grupinho de amigos, meu barzinho preferido...agora tenho lidar com as novas expectativas que as pessoas tem de mim e com a imagem que cada um construiu de mim. E fazer isso quando se lida com pessoas que nao se conhece de verdade e que sao sempre de culturas tao diferentes da minha é um bocado difícil...
As pessoas podem acabar te surpreendendo ao lidar com seus sentimentos com tamanho desleixo, te julgam e te machucam sem nem te conhecer de verdade. Sempre haverá pessoas que vao querer te dizer quem voce é e acredite, vao falar merda! Dai aparece uma pessoa que voce mal conhece e é tao cuidadoso contigo e te respeita e te diz coisas tao bacanas...
Um dia eu estava conversando com um amigo e ele perguntou se existia alguém que me conhece 100% e eu pensei que nem se voce juntar todos os meus amigos e familiares, vai ter uma imagem completa de mim. É claro que todo mundo é assim, mas acho que a gente ignora isso na maior parte do tempo...
Uma coisa que eu aprendi lendo Postsecrets é que todo mundo tem segredos...
A parte engracada do meu fim de semana, que por sinal foi bastante bom, é que eu quase pus fogo na casa! Eu estava assando um peixe e fui pro meu quarto fofocar com a Chana, quando ouvi...opa, O ALARME DE INCENDIO!
Tive um ataque histérico, desci as escadas berrando, aquele barulho me deixando doida, a fumaca pela casa toda e, ao contrário do ditado, nao tinha fogo. Mas o alarme nao parava, toquei a campainha de uns tres vizinhos, em completo desespero, até que o alarme parou.
Tirei o pedaco de carvao que o peixe tinha se transformado, abri a casa toda e me preparei para contar para os hosts. Quando eles chegaram de viagem no dia seguinte, mudei de idéia e nao falei nada! =D
Enfim...sobrevivi a este post, mas acho que sem falar o que eu queria dizer, sabe?
Escrevi, escrevi e nao contei nada. Acho que sinto falta de alguém que me conheca de verdade por aqui, que nao me olhe estranho quando eu digo "ai, minha barriguinha" depois de rir muito, de nao precisar passar horas no computador para ter uma conversa decente com alguém, de poder falar meu idioma quando saio com mais de duas pessoas. Sinto falta de assistir In Treatment com a minha irma antes de ir dormir, e de tomar café com a Chris no intervalo da aula, e de tomar sorvete na praca com o Rafa, e de ler no metro. Saudade dos meus aluninhos queridos, de almocar com minhas velhinhas no domingo, de ver meus meninos com uma frequencia ridiculamente baixa, mas ainda assim amar-los absurdamente, de ir pra Bubu com o Felipe no sábado e voltar as oito da manha. Saudade do meu cachorro, caralho, QUE SAUDADE DO MEU CACHORRO!!
Saudade de voces, que fazem uma falta do caralho...
quinta-feira, 28 de janeiro de 2010
Mais aventuras holandesas: red light district!
O tédio e os perrengues com as kids sao totalmente compensados pelos fins de semana incríveis e essa sensacao de que qualquer coisa é possível aqui, as ótimas oportunidades de conhecer gente diferente e o convivio com amigos de tantos países diferentes...
Adoro ver velhinhos andando de bike e atravessar os canais, ainda me encanto com a neve e me divirto com os patos nos lagos congelantes, e a idéia de que nao vou ficar aqui para sempre me assusta horrores! Enfim...
Ontem era meu day off e acabei indo no Museu do Escher -que tava ensaiando desde que cheguei- com um amigo frances de Leiden (já diria a sis, reicidente! hahahahaha...) . O museu é pequeno, mas bem bacana; as obras sao impressionantes! Quem passar por Den Haag nao perca!
Mas antes de chegar no museu, nós nos perdermos (eu disse...) e acabamos onde? No red light district! O mais engracado foi que o Bart -sim, meu amigo frances tem um nome E eu sei o nome dele! Tá orgulhosa, Re?- ficou mais constrangido que eu! Engracado foi ser a única mulher na rua inteira!
Para mim, foi quase uma aventura antropológica... como eu sempre digo pra Chana, eu sou muito diversao garantida!
Esse finde a família vai viajar (de novo...) e como bem adaptada que já estou, conheco bem as regras. Bem o suficiente para me sentir confortável para burlar algumas...
Já diria o ditado, quando o gato sai...
terça-feira, 26 de janeiro de 2010
sábado, 23 de janeiro de 2010
sexta-feira, 22 de janeiro de 2010
Diálogos Brasileiros
Bia: Nossa, mas eles estao nadando meio devagar...
Lurds: É, parece que tao afundando...
(...)
Bia: PUTA QUE PARIU! SAO AS PARAOLIMPIADAS!!!
Mais recentemente, enquanto eu estava no provador de uma loja, pensei que a luz que eles usavam era maravilhosa para espremer as espinhas e cravos. Eu ia correndo contar para a Bia, que divide comigo esse bizarro passatempo , quando ela bate na porta. Ao abrir, o rosto dela está todo vermelho e com marcas de unhas.
E é por isso que eu amo ela. E por ela, aumentarei o saldo de europeus! hahahahahahaha...
saudade.
quarta-feira, 20 de janeiro de 2010
Típicamente holandes
Albert Heijn é uma cadeia de supermercados que monopolizaram o comercio de alimentos. Juro! Imagine todos os Carrefours, Wall Mart, Extra etc que voce ve no Brasil, juntos! É o tanto de Albert Heijn que tem nesse país. Fugirei das piadinhas óbvias e abrirem minha conta segunda-feira no Rabobank, um dos maiores aqui na Holanda (mentira, nao faco nem ideia, mas tem um bocado deles por aqui!). BTW, no Brasil voce tem que marcar horário para abrir conta no banco?
E eu, que sempre me considerei uma pessoa tao bem resolvida, me pego sem jeito ao dar de cara com uma estante de vibradores na farmacia! hahahahaha... Coisas da vida...
Outro dia um amigo me descreveu como "uma pessoa que precisa de atencao tem tempo integral".
Odeio assumir que ele está certo.
PS: Eufemismo do ano: holandes nao é rude, é direto. My ass, babe!
domingo, 17 de janeiro de 2010
Diálogos Holandeses
"-So, what concert do you wanna see here?
-Hum...I'd really love to see Morissey...
(cara de incrédulo) -Morissey is my favorite!
(incrédulo, para o amigo) She also likes Morissey!
(amigo) -He's the biggest Morissey fan ever...
(alguns minutos mais tarde)
-It's so funny I met someone who likes Morissey AND Six Feet Under..."
HOLY SHIT!
AhprecisocontarpegueiumcaradaTunisia!
sexta-feira, 15 de janeiro de 2010
That's the story of my life...
Um ciclo sem fimmmmmmm....
Uns dias antes do Mark me dar um pé, nós estavamos conversando sobre o passado e ele achou graca no fato de eu ter ciumes da Nancy, a ex dele, porque ela tambem sentia das ex anteriores. Eu, melancólica, disse "And your next girlfriend will be jealous of me"...
Ele respondeu "Yeah, I guess that's how it works..."
Rei Leao estava certo, a vida é um grande ciclo sem fim... (até morrer, claro!).
Essa semana desci as escadas para o jantar e um cheiro inconfundivel me lembrou tanto da minha vó! Era brócoli! Aquele fedor pela casa inteira, e eu lembrando como eu e minha irma sempre reclamavamos do cheiro e ela sempre falava "Mas na hora de comer, ninguem reclama!"
Ai, que suadade da minha vó...
Também comi manga essa semana e lembrei como, nas semanas antes de viajar, eu comia manga compulsivamente, achando que nao ia ter aqui. E olha, ter até tem, mas nao é suculenta igual...
Eu comentei que sexta eu bebi um pouquinho a mais, neh? O que eu só percebi anteotem é que voltei para casa com o casaco errado! Perdi meu casaquinho amado na balada...juro, por mil caralhos alados, isso me tirou qualquer bom humor! Fiquei putíssima, eu amava o casaco, comprei aqui há umas 3 semanas! Nunca mais bebo tanto...
HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA...
Já diria Amy, they tried to make me go to rehab...
quarta-feira, 13 de janeiro de 2010
Last night I dreamt that somebody loved me...
An ex is this soap opera evil twin.
terça-feira, 12 de janeiro de 2010
Keep Stalking!
"I don't know."
Posso omitir aqui que o tal professor me lembra o Mark?
...
Diálogos Brasileiros
Galeria do rock, loja de piercing, intervalo da aula de antropologia:
"-Voces sao namoradas?
-Nao, somos amigas...
-Ta com medo de fazer o piercing?
-Nao, já tive em tudo quanto é lugar...
-Já teve gential?
-Ah, nao!!!
- Eu tenho...
...
...voces querem ver?"
Em um lugar qualquer em SP, nos idos de 2009...
"-Olha Chris, achei uma livraria perto da minha casa...é um lugar legal para conhecer pessoas interessantes...
-Porque voce acha que a sua vida é um filme, Ludi?"
Hum...
segunda-feira, 11 de janeiro de 2010
Postsecrets
Há algumas semanas descobri o site postsecret.blogspot.com e desde entao estou viciada neles! A idéia de escrever anonimamente um secredo em um cartao postal é tao simples, mas tao genial! Queria viver disso...
"Every relationship is fundamentally a power struggle, and the individual in power is whoever likes the other person less."
Chuck Klosterman, Sex, drugs and cocoa puffs: a low culture manifesto
domingo, 10 de janeiro de 2010
Hoe gaat het?*
E como senti saudade de assistir uma aula, sentar e anotar tudinho, fazer perguntas, resolver exercicios...saudade das minhas aulas de sociologia com meu yummy professor!
Holandes nao é uma lingua bonita (desculpa ae...), a pronuncia é feia, cheia de erres catarrados (sabe, aqueles que vem da garganta?) mas mesmo assim...ta no inferno, abraca o capeta!
A Chana está no mesmo curso que eu e nós conhecemos a Ieva, da Lituania, e saimos sexta. Fizemos um tour de bares, bebendo uma coisa em cada um até a balada que iamos abrir. E lá descobrimos um drink por 1 euro! Resultado da noite: uma ligacao internacional que comeu meus créditos e mais alguns euros de taxi porque voltar de bike nao era uma opcao!
O taxista era indiano e eu vim contando para ele como eu amava a India e de todos os paises do mundo, era o que eu mais gostaria de conhecer...enfim...
Ontem, hangover master!! Fiquei na cama até as 3 horas, sendo que a 5 tive que babysit, até a noite.
Pelo menos a Vera nao foi tao bitch quanto ela estava sendo no resto da semana e até li para ela a história antes de dormir. Estou rezando para que continuem assim, porque essa semana eu tava quase pagando alguem para cuidar dela..
Hoje vou encontrar as meninas para um chocolate quente no centro. Só nao sei se a Brisa volta comigo porque nevou horrores e pedalar nessas condicoes esta longe de ser ideal.
Sonho do dia: O Mark estava no Brasil, mas niguém sabia. Dai eu emprestava o carro da minha mae para ele e ele tinha que trazer de volta antes dela chegar; ele ia no mercado com o Pedro Punk, da minha facu (???). E eu voltava para casa de onibus, e tinha que pegar o 43 porque passa na Heizo Nakano (que é a avenida do meu antigo ap, mas de qlq forma esse onibus nao passa lá...)
Detalher mais bizarro: Hora ele era branco e magrelo, hora ele era negro e bombado! E com tattoos...
Chupa essa manga, Brasil!
*Como vai voce? OU How you doing?
terça-feira, 5 de janeiro de 2010
Dream a little dream of me...
Nas duas últimas noites tenho tido sonhos muito vívidos e vou dividi-los com voces, amados leitores. Estou aberta a interpretacoes nos comentários!
O primeiro era que eu tinha um bebe elefante. Ele era tao fofo, tao lindo e tao meigo!!! E eu punha uma cordinha no pescoco dele e levava pra passear, ele ia comigo pra todo canto e morava no ap junto com o Ícaro...
Até aí, nao precisa ser Freud para achar que elefantes e África do Sul tem alguma coisa a ver...
Já o segundo foi essa noite (na verdade, na hora da minha sonequinha da manha, depois que todo mundo sai pra escola e trabalho). Sonhei que acordava e tava no meu quarto, dai eu ia no meu banheiro e era diferente. Nessa era já me toquei que tava sonhando, e tentei sair do quarto e ir para o escritorio, mas também era diferente. Quando sai do escritório, entrei num outro dormitório, e desde em outro, e outro, e outro....todas as portas davam para outros dormitórios, as vezes banheiros, e eu correndo porque precisava acordar senao ir perder a hora de buscar as criancas na escola.
Tudo no melhor estilo Alice no País das Maravilhas.
Acho que a Holanda nao tá fazendo muito bem para minha cabeca...
segunda-feira, 4 de janeiro de 2010
I´m not over it!
Hoje, indo para meu exame de tuberculose (que alias, tive que pegar dois trams para ir e um tram e um bus pra voltar, sem contar a neve E a chuva na volta, e eu de vestidinho, meia calca de la e bota. Isso sendo que o exame consiste em respirar fundo com os peitos de fora na frente de uma máquina e...só! Ou seja, pra que o pavor de rolar um toxicológico que provasse que todo meu sangue foi substituido por álcool depois do ano novo em Amsterdam? Pra nada, meu bem...ai, adoro parenteses compridos!) tava pensando nesse negócio de se apaixonar e superar.
Apaixonar-se é resignificar tudo a nossa volta. Lugares, músicas, filmes...tudo agora fica atrelado a lembrancas que completam esse universo dos amantes. O lugar onde deram o primeiro beijo, a musica que faz parte da trilha sonora, o filme que assistiram juntos... E quando o relacionamento acaba (mas o amor nao), o que fazer com todos esses significados que agora só machucam?
Outro dia, conversando com a Chris, a gente comentou que voce nao percebe quando esta superando alguem. A gente se ocupa tanto com a nossa própria dor, todos os dias dando-lhe tempo e atencao, alimentando essas lembrancas que já sao trazem nada de novo, que simplismente nem nota que já nao tem nada a ver com a pessoa que um dia a gente amou. Até voce reconhecer a música de voces quando já está no refrao, lembrar das old jokes quando acha um bilhete perdido ou da cor dos olhos quando acha uma foto.
E ai, voce sabe que superou!
A Chana disse uma coisa bem cliche, e por isso, bem verdade. Nao existe beleza na dor. Nao na dor de verdade, numa perda real. Existe essa dor que a gente usa pra nos distrair de uma felicidade muito intensa... Já diria Freud, nao existe nada mais insuportável do que um sucessao de dias ensolarados!
...E por que é que a gente fica tao piegas quando sofre por amor? Blah, prometo voltar logo com minha versao mais divertida...